quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Saúde: Controlando o colesterol

Atualmente vivemos em uma correria só! As vezes não dá tempo nem de comer direito, não é mesmo?! Com isso, uma coisa que fica muito comprometida é a saúde do nosso corpo e da nossa mente, pois uma má alimentação acaba interferindo não só no nosso corpo mas também em nossa mente.
Nunca me preocupei com isso, confesso até que não sou fã de almoçar e não pensava duas vezes antes de trocar meu almoço por um sanduíche! =x
Mesmo passando anos sem uma alimentação realmente saudável, nunca tive problemas com minhas taxas. Mas, ano passado, depois do primeiro semestre, quando fui fazer meus exames de rotina tive o maior susto com o resultado. Minhas taxas estavam super altas, só a glicose que estava ok. Tive que ir a nutricionista e fazer uma reeducação alimentar com uma dieta mais puxada para tentar diminuir as taxas o mais rápido possível.
Após passar por isso, que é algo muito comum hoje em dia, decidi colocar no blog posts sobre a saúde, o que vocês acham?
Hoje, como dá para perceber pelo título vou falar um pouco sobre o colesterol e dar algumas dicas de como controlá-lo.



O colesterol é um tipo de gordura que é produzido em nosso organismo. Ele está presente nos alimentos de origem animal, como por exemplo ovos, carne, leite integral e muitos outros. O colesterol é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, mas quando há um excesso essa gordura no sangue há um problema, pois quando o colesterol está alto o risco de desenvolver doenças cardiovasculares fica muito maior.
Há dois tipos de colesterol, o LDL e o HDL. Este primeiro é chamado de colesterol ruim, ele se acumula nas artérias, causando o entupimento das mesmas. Já o segundo, é chamado de colesterol bom, pois ele retira o excesso de colesterol das nossas artérias e diminui a possibilidade de entupimento das mesmas.



Veja agora algumas dicas que ajudam a reduzir as taxas de colesterol:

Ômega 3 - alimentos que possuem ômega 3 ajudam a diminuir o risco de se formarem placas de gordura e aumenta o HDL (colesterol bom).
Fibras - consuma mais fibras diariamente, elas ajudam a diminuir a absorção intestinal das gorduras. Uma xícara de fibras pode reduzir 5% do colesterol ruim.
Evite alimentos ricos em gordura saturada - carnes gordas, leite integral, queijos amarelos e manteiga são alguns dos alimentos que mais possuem gordura satura, então evite ingeri-los.
Frutas e legumes - as frutas e verduras são alimentos livres de gordura, então pode consumir à vontade.
Evite frituras - alimentos fritos possuem muito mais gordura, evite-os. Troque as frituras por alimentos assados ou grelhados.
Alimentos derivados de leite pobres em gordura - prefira o leite desnatado, o iogurte desnatado, sorvetes light...

Bom, espero ter ajudado com as dicas e cuidado nas taxas!

Beijinhos!

2 comentários:

  1. A correria acaba com a saúde da gente mesmo!

    http://www.cabelosdeprincesa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lucimara!
      Obrigada pela visita, seja bem vinda e volte sempre que quiser!

      Beijinhos!

      Excluir

Escreva o que achou do post. Sua opinião é muito importante para mim!